Por Aline Damasceno
Revisão: Flávia Gonzalez
Quando nos preparamos para passar um final de semana com os amigos nas montanhas, temos uma infinidade de coisas para preparar e organizar para que o passeio seja um sucesso.
Isso envolve analisar a previsão do tempo, organizar a mochila, abastecer o veículo, combinar caronas, horários e ponto de encontro, alimentação, início da trilha, trajeto, final do trajeto, volta pra casa. Seja na caminhada ou na escalada.
![person standing on top of rock](https://www.femesp.org/wp-content/uploads/2020/10/pexels-photo-1576937.jpeg)
Mas certamente um fator muito importante que sequer passa pelas nossas mentes é: Onde estou pisando? Quem são os responsáveis pelo espaço que estou me aventurando? Quem são os responsáveis que fazem a manutenção para que a minha aventura seja realizada com sucesso e conforme planejado? E a questão mais importante: Quem permite ou qual é o órgão responsável que autoriza o meu acesso para que eu possa realizar minhas aventuras junto aos meus amigos?
Esse artigo tem por finalidade apresentar quais são os órgãos responsáveis pela preservação e cuidados dos locais. São eles:
Fundação Florestal
![](https://www.femesp.org/wp-content/uploads/2020/10/funda%C3%A7%C3%A3o-Florestal.jpg)
Segundo o próprio site, tem por objetivo contribuir para a conservação, o manejo e a ampliação das florestas de produção e das Unidades de Conservação do Estado de São Paulo, atuando em conjunto com o Instituto Florestal; Apoia, promove e executa ações integradas voltadas para a conservação ambiental, a proteção da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.