A via “Incrível Galba Athayde” no Bauzinho foi inteiramente regrampeada.

por Fabio A. Cascino e Olavo Cardeira Pedro

No dia 05/08/21 foi realizada a manutenção da via Galba Athaíde (5º Vsup) de escalada pelo Clube Alpino Paulista, localizada na face Norte do Bauzinho.

Os escaladores que realizaram a manutenção foram: Fabio A. Cascino, presidente do Clube Alpino Paulista, o CAP e o Antônio Calvo.

Novo croqui da via
“Incrível Galba Athayde”

Trabalho de Regrampeamento
A via “Incrível Galba Athayde”

A via Galba Athaíde foi conquistada em 2000 pelos escaladores Fabio A. Cascino, Olavo Cardeira e Michael Wimert. Segue seus relatos sobre a conquista da via Galba Athaíde e os trabalhos de regrampeamento da via:


A via “Incrível Galba Athayde” no Bauzinho foi inteiramente regrampeada.

Por Fabio A. Cascino

Antonio Calvo e Fabio Alberti Cascino (Corneto) fizeram todo o serviço.
Todos os velhos spits e respectivas chapeleletas foram substituídos por parabolts e chapas novas. As paradas também renovadas com chapas Bonier dupla face para maior conforto e segurança nas equalizações e eventuais rapeis.

Foi um trabalho que tomou um dia inteiro; em 05/08/21, das 10h às 17h, descendo do topo do Bauzinho, trocando tudo.

Como sabemos, talvez com a intenção de modernizar a via, algumas fixações poderiam ter sido removidas uma vez que há pontos para a instalação de proteções móveis.

Contudo, esse processo descaracterizaria a proposta original da via, definida por seus conquistadores – Olavo Cardeira Pedro e Fabio Alberti Cascino, do CAP -, para ser uma via destinada aos escaladores com alguma experiência, mas ainda não familiarizados com proteções móveis.

Para uma via conquistada no final dos anos 90, parece ter sido uma proposta acertada visto que, como sabemos, é bastante procurada e desta forma cumpre sua intenção original.

Por ser também uma via relativamente longa, com três enfiadas, temos notícia de que tem sido procurada por montanhistas novatos que buscam aprimorar habilidades e, não raro, experimentar o desafio da guiada

A “Galba” leva o nome de um importante montanhista do Clube Alpino Paulista, infelizmente já falecido. Desde sua abertura, ela pretendeu dizer com o nome um conceito que era muito praticado pelo velho amigo Galba Athayde: instruir, convidar os novos para a montanha, ser receptivo, acolhedor.

Talvez ela seja mesmo a expressão em rocha do que foi em vida o amigo Galba.

A conquista da “Incrível Galba Athaíde” no Bauzinho

Por Olavo Cardeira Pedro e Fábio Alberti Cascino

A idéia era abrir uma via com acesso fácil, longa e de pouca dificuldade, de modo a incentivar novos escaladores a se aventurar nas paredes do Baúzinho, principalmente para guiar cordadas. Os finais de semana colocando grampos com martelo e batedor foram todos muito hilários com muitas histórias e boas risadas. O abertura da via ocorreu na época que nosso querido amigo CAPista faleceu, ai não tivemos dúvida: “Incrível Galba Athaíde”.

Ficamos felizes pois com o passar dos anos percebemos que nossa proposta tinha alcançado o objetivo, a via foi e é muito frequentada. E para maior segurança dos escaladores a via foi totalmente regrampeada a 3 dias atrás.

A via “Incrível Galba Athayde” no Bauzinho foi inteiramente regrampeada.
Voltar ao topo