Quais critérios necessários para a prática do montanhismo como estilo de vida?
As pessoas que praticam o montanhismo ou escalada, podem ser classificadas de acordo com o seu grau de conhecimento e investimento.
A prática das atividades de montanhismo exige conhecimento, experiência e condicionamento físico. Mas é possível você buscar esse conhecimento e ter a experiência.
Como a prática do montanhismo exige um bom condicionamento físico da pessoa, é preciso fazer um checkup médico e verificar as condições de saúde para assegurar se está apto fisicamente para a prática do montanhismo.
Se caso a aprovação médica for positiva, pode procurar por um curso básico de montanhismo.
Segundo o site do Grupo Paulista de Montanhismo, o curso básico de montanhismo é a porta de entrada aos interessados em aprender as práticas e os procedimentos básicos do esporte de montanha com responsabilidade e segurança.
É ensinado ao futuro montanhista, conteúdos práticos e teóricos sobre caminhada, acampamento, escalada em rocha. Além de técnicas de planejamento, nutrição, ética no montanhismo com responsabilidade e segurança.
As filiadas da FEMESP, o Clube Alpino Paulista e o Grupo Paulista de Montanhismo oferecem o Curso Básico de Montanhismo. Ambas entidades organizam turmas uma vez ao ano e a procura por uma vaga é bem concorrida devido ao que é oferecido é bem completo ao currículo de um montanhista.
Tanto o Clube Alpino Paulista como o Grupo Paulista de Montanhismo, são instituições sem fins lucrativos e tem como finalidade em incentivar a prática do montanhismo com ética, responsabilidade e segurança. Ambas possuem uma equipe de voluntários bem dedicados e preparados em incentivar a prática do montanhismo como estilo de vida.
Se a pessoa que fizer o curso, se adaptar as atividades e a filosofia do grupo, torna-se um futuro voluntário em ajudar os demais que vão chegando.